Ministério da Cultura, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, VIVO e BNDES apresentam

Notícias

Gismonti com pipoca: sua música em quatro sessões na Mostra Cine Brasil Música 09.11.16

Gismonti com pipoca: sua música em quatro sessões na Mostra Cine Brasil Música

Vá ao site da Cinemateca Brasileira e experimente digitar Egberto Gismonti na busca da filmografia.


As 43 ocorrências que aparecem dão a exata medida da presença do cinema na obra do homenageado do 54º Festival Villa-Lobos – e vice-versa. Nos 41 anos que separam a primeira ocorrência (a comédia “A penúltima donzela”, de Fernando Amaral, em 1969) da mais recente (o documentário “Expedição Viva Marajó”, de Regina Jehá, em 2010), Gismonti é creditado como arranjador, compositor de trilha, compositor da música original, compositor de uma das músicas do filme e até integrante de elenco – caso de “Música para sempre”, documentário de 1980 dirigido por Neville D'Almeida, Guaracy Rodrigues e Dudi Guper.


Uma amostra desta vasta produção de Egberto Gismonti para os filmes será dada no 54º Festival Villa-Lobos através da Mostra Cine Brasil Música, que terá quatro longas-metragens exibidos entre os dias 11/11 e 14/11, sempre às 17h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Os dois primeiros são filmes dirigidos por Daniel Filho: “Chico Xavier” (2010) no dia 11 e “Tempos de paz” (2009) no dia 12. Nos dias seguintes, serão exibidos dois filmes do diretor moçambicano Ruy Guerra: “Estorvo” (2000) no dia 13 e “A bela palomera” (1988) no dia 14.


Após a última sessão (única marcada para o Cinema I do CCBB; as três primeiras se darão no Cinema II), será realizada uma mesa-redonda mediada pelo jornalista, produtor cultural e curador Breno Lira Gomes, com as participações do diretor Ruy Guerra, da montadora Diana Vasconcellos e do próprio Egberto Gismonti. O tema da mesa-redonda será “O processo criativo da música para o cinema” e a entrada é franca, com distribuição de senhas uma hora antes da exibição do filme.


Clique aqui para ver Egberto Gismonti e a cantora Olívia Byington falando sobre “Chico Xavier”, aqui para ver o trailer do filme “Estorvo” ou aqui para assistir ao trailer de “Tempos de paz”.