Ministério da Cultura, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, VIVO e BNDES apresentam

Notícias

Trinca de reis: programação tem tributos a Anacleto, Dilermando e Moacir 05.11.16

Trinca de reis: programação tem tributos a Anacleto, Dilermando e Moacir

Além de Egberto Gismonti, homenageado da 54ª edição do Festival Villa-Lobos, outros gigantes da música brasileira terão sua arte lembrada ao longo da programação do evento.


O mais antigo deles é Anacleto de Medeiros (1866-1907): compositor e mestre de banda, carioca da Ilha de Paquetá, que tem os 150 anos de seu nascimento comemorados neste 2016. Criador e regente da famosa Banda do Corpo de Bombeiros (clique aqui para ouvi-la tocando “Brejeiro”, de Ernesto Nazareth, em gravação de 1904!), ele será um dos homenageados da Grande Noite do Choro: dia 6/11, às 20h, no Espaço Tom Jobim.


A mesma noite vai celebrar também o centenário do nascimento de Dilermando Reis (1916-1977), violonista e compositor de Guaratinguetá (SP) que lançou grandes discos nas décadas de 1950/60 (clique aqui para ouvi-lo tocando “Sons de carrilhões”, composição de seu mestre João Pernambuco) e ficou famoso também como “professor de violão de JK”. A Dilermando também serão dedicadas outras duas noites do festival, no Circuito Semente: 5/11 (com Marco Pereira Trio) e 7/11 (com Zé Paulo Becker).


O terceiro músico festejado na programação do Festival Villa-Lobos é Moacir Santos (1926-2006), grande compositor e arranjador da cidade de Flores do Pajeú (PE). Ele será homenageado dentro da série Música Sem Fronteiras, com um concerto em 14/11, às 20h30, no Espaço Tom Jobim. No palco, estarão o violonista carioca Marcello Gonçalves, a clarinetista e saxofonista israelense Anat Cohen e a Banda Ouro Negro – criada em 2001 por Mario Adnet e Zé Nogueira, justamente para interpretar a obra de Moacir no projeto “Ouro negro” (o concerto gravado em DVD pode ser visto aqui neste link).