Ministério da Cultura, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, VIVO e BNDES apresentam

Notícias

Zenaida Romeu abre a programação de workshops nesta segunda 05.11.16

Zenaida Romeu abre a programação de workshops nesta segunda

Caberá à regente cubana Zenaida Romeu abrir a programação de workshops do 54º Festival Villa-Lobos, nesta segunda-feira (7/11), às 18h, na Escola de Música Villa-Lobos. Sua experiência à frente da Camerata Romeu (que abriu o Festival ao lado de Egberto Gismonti, na Sala Cecília Meirelles) será o tema de sua aula, intitulada “Uma orquestra centro-europeia com sonoridade latino-americana”.


No sábado (12/11), o destaque da programação de workshops é simplesmente o homenageado do Festival, Egberto Gismonti, que levará à Escola de Música Villa-Lobos uma amostra de sua experiência criadora, com uma apresentação que leva o nome de “Arranjos e composição”.  No mesmo dia, serão oferecidos os workshops “As canções de Villa-Lobos” (por Carol McDavit), “Villa-Lobos: quarteto de cordas” (por Carla Rincón) e “A música de câmara para sopros de Villa-Lobos” (por Aloysio Fagerlande).


A programação de workshops se encerra no domingo (13/11), com novas apresentações de Carla Rincón e Aloysio Fagerlande, além de Lívia Nestrovski (“Canto popular”) e Mário Adnet. “A música, para mim, sempre foi como uma viagem, um mundo paralelo no qual sempre viajei com imenso prazer”, explica Adnet. “Neste workshop, minha proposta é mostrar o contraste entre a música que eu sempre ouvi e a forma como eu a pensava. E aí entram não só Villa-Lobos, como Moacir Santos, Tom Jobim e também minhas composições.”


Promovida pelo Núcleo Pedagógico do 54º Festival Villa-Lobos, a programação de workshops se dará sempre na Escola de Música Villa-Lobos.