Ministério da Cultura, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, VIVO e BNDES apresentam

Gafieira do Bebê - Participação: Roberta Sá

Estudantina Musical Programação Especial

Gafieira do Bebê - Participação: Roberta Sá

Bebe Kramer, um dos maiores acordeonistas do país, estende seu talento ao ambiente dançante das gafieiras, sem perder o altíssimo nível que lhe acompanha em todas as suas formações como solista. Trazendo ainda mais brilho à noite, Roberta Sá, uma das estrelas da nova geração da MPB.

MAIS INFORMAÇÕES:

Tel: (21) 2232-1149
Capacidade: 700 lugares
Entrada: R$ 25,00
Ingressos no local. Aceita cartão de débito.

ENDEREÇO:

Praça Tiradentes, 79 - Centro

Release

GAFIEIRA DO BEBÊ

O gaúcho Alessandro Kramer, ou simplesmente Bebê Kramer, ao se mudar do sul do país para o Rio de Janeiro, trouxe na bagagem, além do instrumento mais popular por aquelas bandas, uma bagagem musical de fronteira, de diálogo intercultural, e os ritmos regionais. E mais: uma rara capacidade de absorver conhecimentos. E isso o acompanhou em suas andanças ao lado de músicos como Yamandu Costa, Hermeto Pascoal, Carlos Malta, Toninho Horta, Hamilton de Holanda e outros. Do encontro fundamental com o maestro Paulo Moura, que o convidou para ser um de seus “batutas”, nome que o clarinetista emprestou de Pixinguinha, ele desenvolveu a ideia de explorar mais o acordeão no contexto da gafieira. Daí surgiu o projeto Gafieira do Bebê, em que o músico arregimenta um time de grandes músicos para executar um repertório de clássicos e de canções que ganham novos arranjos e levadas. - O acordeão é um instrumento muito conhecido e difundido no universo da dança. Foi Luiz Gonzaga quem mostrou isso ao Brasil. Eu, como gaúcho e acordeonista, tenho um histórico de bailes vida afora. Quando vim morar no Rio, absorvendo e sendo absorvido por esta cultura rica e diversificada, não pude deixar de me influenciar pelo baile de gafieira - explica Bebê, citando também outras de suas referências: a “menor big band do Mundo”, formada pelo trombonista Zé da Velha e pelo trompetista Silvério Pontes, com quem toca constantemente.

(A partir de texto de João Pimentel)

A Gafieira do Bebê é formada por Bebê Kramer, acordeom, Nina Wirtti, voz, Zé Bigorna, flauta e saxofone, Aquiles Moraes, trompete, Everson Moraes, trombone, Marco Pereira, violão, Guto Wirtti, contrabaixo, Cassius Theperson, bateria e Bebeto Sorriso, percussão

Visite https://www.facebook.com/GafieiradoBebe

ROBERTA SÁ

Nascida em Natal (RN), aos nove anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Depois de um período dedicado à sua preparação vocal, fez seu 'début' nos palcos em 2002. Em 2004, veio o primeiro disco - Braseiro -, uma declaração de amor à música popular brasileira, que contou com a participação de Ney Matogrosso, e que foi recebido com elogios pela critica especializada. Que Belo Estranho Dia pra se Ter Alegria, segundo CD, foi lançado em 2007 e rendeu indicações ao Grammy Latino nas categorias Artista Revelação e Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, além do prêmio de Melhor Cantora pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes). Dois anos depois, gravou seu primeiro DVD ao vivo no show Pra se Ter Alegria. Em 2010, juntou-se ao Trio Madeira Brasil e gravou Quando o Canto é Reza, com obras do compositor baiano Roque Ferreira. No final de 2011, já havia ultrapassado a marca de 200 mil discos vendidos, com dois CDs e um DVD de Ouro, tendo recebido prêmios populares e da crítica. Em 2012, lançou Segunda Pele, seu quinto e mais pop CD, com o qual foi eleita Melhor Cantora de MPB no Prêmio da Música Brasileira. Dois anos depois, integrou o projeto Nívea Viva Samba ao lado de Diogo Nogueira, Martinho da Vila e Alcione, em uma verdadeira exaltação ao estilo. No ano de 2015, o CD Delírio marcou sua volta ao estúdio depois de três anos, com participações de Chico Buarque, Martinho da Vila e do português António Zambujo. Neste momento, Roberta Sá segue em turnê nacional com o show Delírio.

Visite http://robertasa.com.br/site/